O grupo Histórico dos Clubes AL, em parceria com o designer Tom Carvalho, criou o projeto “Mantos de Alagoas”, que tem como finalidade resgatar as camisetas antigas dos times estaduais. A ação é um reconhecimento a Lauthenay Perdigão e recupera a sua camisa da extinta equipe da década de 1950, Tiradentes Esporte Clube, de Maceió, as primeiras cores que o historiador e ex-atleta defendeu profissionalmente em sua juventude.

Em conversa com a equipe do Amistoso AL, Junior Santos, conhecido entre os colegas como Junior Penedense, um dos ideólogos da condecoração, conta que o projeto surgiu através de uma pesquisa sua sobre o Tiradentes, onde encontrou algumas fotos da equipe e descobriu que um dos atletas era o seu grande amigo e mestre Lauthenay. Foi então que teve a ideia de unir o útil ao agradável: reviver o Tiradentes e, ao mesmo tempo, a história do seu professor na época em que jogava futebol profissionalmente.

Foto: Junior Santos

Santos recorda que quando começou o seu interesse por conhecer mais o futebol estadual, ia muito ao Museu dos Esportes, local onde conheceu Perdigão e criaram uma grande amizade, respeito e admiração. O projeto Mantos de Alagoas também surgiu daí, segundo ele. Devido a sua assiduidade ao local, foi percebendo que existiam muitas camisetas das equipes de fora e poucas do próprio estado. E ao comentar essa situação com o amigo designer, juntos buscaram uma forma de resgatar essa história.

Lauthenay também atuou pelo CSA e teve uma breve passagem pelo Rodoviário. O pesquisador diz que a ideia é fazer reconhecimento a uma das pessoas que mais fizeram pelo esporte local. “Ele é fonte inspiradora para todo mundo aqui”, afirma Santos.

Foto: Junior Santos

O Histórico dos Clubes convida a todos que queiram se unir a essa homenagem. Eles estarão recebendo pedidos até o dia 6 de julho, data em que mandarão confeccionar as camisetas do Tiradentes em homenagem ao historiador. As pessoas que tiverem interesse devem entrar em contato através do direct @mantosdealagoas. A camisa terá um custo de R$79,90.

(Crédito da imagem: Junior Santos)