Nesta quinta-feira (9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou o novo calendário das competições masculinas da segunda temporada 2020. A adequação se deu por conta da paralisação da pandemia de Covid-19. O novo documento contempla as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.

De acordo com o presidente da Instituição, Rogério Caboclo, a ação tem como objetivo garantir que os clubes possam cumprir com os compromissos assumidos com os detentores dos direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores.

Na nova tabela, o primeiro campeonato a retornar será a Copa do Nordeste, que tem seu início agendado para o dia 21 de julho e previsão de conclusão para o dia 4 de agosto. Este que tinha sido interrompido no mês de março, quando iniciaria sua oitava rodada. Dos times alagoanos que estão participando o único que tem chances de se classificar para a próxima fase é o CRB, que precisa ganhar do Ceará e torcer para que o Sport (PB) perca ou empate com o Confiança (SE) e ainda torcer para que seu arquirrival CSA ganhe ou empate contra o ABC (RN). Mesmo com a vitória, o time azulino não tem mais chances de classificação e jogará só para cumprir tabela.

Os próximos campeonatos a iniciarem são os das Séries A e B, este último começará um dia antes, previsto para o dia 8 e o outro no dia 9 de agosto, e com datas de encerramento da primeira divisão no dia 24 de fevereiro e dia 31 de janeiro de 2021 a segunda divisão, ambas com 38 rodadas. O detalhamento das primeiras rodadas será informado nas próximas semanas. Está prevista a estreia do CSA contra o Guarani, de Campinas-SP, e a do CRB contra o Juventude, de Caxias do Sul-RS.

Já as Séries C e D têm suas datas de abertura marcadas para os dias 9 de agosto e 6 de setembro, com conclusão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, respectivamente, e ambas terão 26 rodadas. Coruripe e Jaciobá se encontram no grupo 4 da série D.

A Copa do Brasil terá sua retomada no 26 de agosto e seu término em 10 de fevereiro de 2021. Ainda restam 11 datas e neste campeonato o CRB terá a missão de manter a vantagem conquistada no primeiro jogo, na toca da raposa, contra a equipe mineira do Cruzeiro.

De acordo a assessoria da entidade, os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados de forma independente nos próximos dias.

Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022

O calendário confirmado pela FIFA prevê seis datas para os jogos das Eliminatórias. São duas no mês de setembro, nos dias 3 e 8, duas em outubro, 8 e 13, e duas em novembro, nos dias 12 e 17.

Competições sul-americanas de clubes

As datas das competições organizadas pela Conmebol, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, serão informadas oportunamente pela Entidade.

(Crédito da imagem: Ascom CBF)