Além de sua rica história, o município de Penedo também tem a tradição de ser celeiro de atletas e promoção da prática esportiva em Alagoas. Desportistas das mais variadas modalidades partem estado afora para representar o local, conquistando reconhecimento nacional e enchendo de orgulho a população da cidade margeada pelo Rio São Francisco.

A realização de eventos e campeonatos já virou tradição na cidade, chegando a reunir constantemente praticantes e visitantes de todo o estado e até do país. Somente nos últimos anos tem sido promovida uma série de competições que vem marcando a cidade como forte incentivadora da prática cultural e esportiva. As duas Corridas Rústicas; o Campeonato Máster e também o Aberto de Futebol de Campo; a realização de futevôlei nos bairros locais, além da Etapa Estadual e Campeonato Estudantil de Natação, Maratona Aquática e a Etapa MTB de Ciclismo - que reuniu 300 competidores - são alguns dos exemplos que ajudaram a fazer da região um importante polo desportivo.

Como se não bastasse o repertório do lugar que é patrimônio cultural brasileiro, os eventos estudantis também são uma marca de Penedo. Os Jogos da Primavera e os Jogos das Escolas Municipais já caíram na graça da juventude local, juntando-se também à grande conquista que foi levar a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) para a localidade.

É importante, também, citar o projeto de natação que virou referência, formando quatro campeões alagoanos, três deles disputando o Campeonato Brasileiro em Natal, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Mas este ano a pandemia modificou o cenário esportivo local, que não pôde contar com a costumeira e diversificada programação.  Procurado pela reportagem do Amistoso AL, o diretor de esportes de Penedo, Elias Peixoto, explicou que, devido ao momento delicado pelo qual passa a Saúde mundial, o planejamento teve que ser interrompido. Tendo somente o mês de janeiro para realizar os eventos, ainda foi possível promover a Corrida Rústica e o Campeonato de Bom Jesus dos Navegantes.

Auxílio Atleta

E um grande incentivo aos desportistas que estão se destacando é o Auxílio Atleta, uma lei de apoio ao esporte que tem o objetivo de promover os praticantes de modalidades individuais, coletivas e escolinhas que o difundem em eventos dentro e fora do Brasil.

No ano passado foram disponibilizadas oito bolsas. Duas para maratonistas que participaram da São Silvestre, três para fisiculturistas em competições latino-americanas, duas para lutadores de Jiu-Jitsu - um que foi para o mundial e outro que foi para o Campeonato Brasileiro, em Salvador. Já esse ano dois atletas conseguiram o auxílio.

De acordo com Peixoto, existem alguns critérios para a solicitação. O atleta que participa de competições estaduais e nacionais e tiver obtido até a terceira colocação tem o direito de solicitar o benefício. "Uma vez atendidos os critérios, o processo passará pela avaliação de uma junta para aprovação", diz.

A bolsa aprovada dá direito à hospedagem, passagem, alimentação e material de treinamento, se necessário. O benefício proporciona oportunidades aos desportistas da cidade, fazendo com que os atletas se destaquem em competições em nível regional, nacional e até mundialmente.

(Crédito das fotos: Reprodução)